Confira as dicas e o texto completo do Bruno Mello
Olhe para a Coca-Cola e para o McDonald’s. Para uma parcela das pessoas, essas duas marcas não são necessariamente as que têm o melhor refrigerante ou o melhor hambúrguer. Porém, são as que mais vendem no mundo todo. Você já parou para se perguntar por quê? A resposta é direta: as empresas que mais têm sucesso são aquelas que investem em Marketing.
Essas duas marcas sabem que dependem do Marketing para sobreviver. Infelizmente, nem todo empreendedor de primeira viagem ou mesmo um empresário longevo que luta para manter o seu negócio aberto sabe disso, e o número de empresas que fecha as portas é infinitamente superior ao das que acabam sendo bem-sucedidas.
A sua empresa pode não ser uma Coca-Cola ou ter a verba de um McDonald’s, mas certamente tem muito a aprender com esses casos de sucesso, pois essas marcas implementam três fatores essenciais que as fazem alavancar o seu negócio, já que enfrentam os mesmos desafios de todas as companhias.
Confira as dicas essenciais de marketing e veja também como o livro de Allan Dib, O Plano de Marketing de 1 Página, pode ajudar você.
1º Conheça muito bem o seu cliente
As pessoas estão em constante mudança, e tudo pode mudar de uma geração para outra. Então, a forma como você vinha desenvolvendo o seu produto e a sua comunicação pode não ser mais efetiva para uma nova geração. Por isso, é necessário ouvir e pesquisar sempre o comportamento e as reações do seu público para produzir algo que faça sentido para ele.
No livro O Plano de Marketing de 1 Página, que literalmente ensina a desenvolver um plano de marketing em uma página, o autor mostra que essa é a primeira fase. Antes de pensar em vender, você precisa definir bem seu público, como vai se posicionar diante dele e como vai alcançá-lo.
2º Esteja disponível para vender
A Coca-Cola é um dos únicos produtos encontrados na maioria dos pontos de venda no mundo todo. Só no Brasil, fala-se em algo em torno de 600 mil a 1 milhão de pontos de venda. O McDonald’s também é um dos três maiores franqueadores com lojas no país. Mas, de novo, você não precisa ser igual a eles. Você pode oferecer o seu produto de forma conveniente, onde só você vai estar.
E, claro, pode utilizar a internet como canal de vendas, relacionamento e atendimento também. Desde a pandemia, o WhatsApp tornou-se um dos grandes canais de vendas e relacionamento das pequenas, médias e até grandes empresas. Um dos erros mais comuns dos empreendedores e empresários é falhar na venda.
Na segunda fase da jornada desenvolvida no livro O Plano de Marketing de 1 Página, o autor foca exatamente nesse desafio. É necessário estruturar um plano de captura de novos clientes e desenvolver estratégias. Quem aí nunca ouviu que as vendas são o coração de uma empresa? Afinal, uma empresa que não vende não fatura, não paga suas obrigações e muito menos gera lucro.
3º Ofereça uma experiência
Você pode até não gostar, mas, para muita gente, “degustar” uma “Coquinha gelada” é quase como uma recompensa diante de um dia exaustivo ou muito quente. E aquele cheiro maravilhoso que a gente sente ao passar em frente a um McDonald’s?
Qual experiência o seu produto ou serviço vai deixar na mente e nos sentidos do seus consumidores? Já parou para pensar nisso? Por esse ser um aspecto tão importante, O Plano de Marketing de 1 Página traz em sua terceira etapa exatamente esse desenvolvimento que busca aumentar a frequência de compra e fazer com que a sua marca seja cada vez mais recomendada, criando um efeito viral.
Essas três dicas do livro O Plano de Marketing de 1 Página mostram que é possível conquistar muitos clientes, ganhar dinheiro e fazer a diferença na vida das pessoas. Bom trabalho e sucesso!
Bruno Mello
Jornalista formado pela FACHA, com MBA em Marketing pela UFRJ, iniciou na internet em 2000 e teve experiência em jornal, revista, rádio e TV até empreender com o Mundo do Marketing em 2006. É também coordenador do MBA de Marketing e Pós em Comunicação da FACHA, do MBA Mundo do Marketing, e já atuou como Head de Marketing de uma startup, foi professor convidado da FGV, do IBMEC e indicado por 3 anos consecutivos ao Prêmio Comunique-se, o Oscar do Jornalismo Brasileiro.
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