Uma enquete do Correio Braziliense revelou, no início do ano, o nome de Edney Silvestre, autor do romance Vidas provisórias, entre os maiores escritores brasileiros vivos. Com o objetivo de fazer um levantamento sobre o que de melhor a literatura brasileira tem produzido ao longo da história, nos campos da poesia e da prosa, o jornal entrevistou cinquenta intelectuais* de vários estados e instituições ligadas à literatura, como universidades, cadernos de cultura de grandes publicações, centros de pesquisa e projetos de incentivo à leitura.
O primeiro romance de Edney Silvestre conquistou elogios da crítica e prêmios como o Jabuti de Melhor Romance em 2010, e o São Paulo de Literatura, também em 2010, na categoria de autor estreante. Em Vidas provisórias, seu terceiro livro, Edney retoma a história dos personagens Paulo e Barbara para criar um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. Com sensibilidade, o autor se vale de sua experiência como correspondente por onze anos em Nova York para revelar o universo dos imigrantes brasileiros e, ao mesmo tempo, recriar um Brasil visto a distância.

Uma resposta
Parabéns meu Edney Silvestre. Gostaria de lhe enviar o meu novo livro de poesias. Mande-me seu endereço. Abraços Geraldo Dias da Cruz