John Rodriguez não sabe se realmente queria estar ali. Depois de um histórico de missões problemáticas para a Central, o funcionário também conhecido como Controle recebeu uma tarefa que pode ser sua chance de redenção na organização: assumir o posto de diretor do Comando Sul, agência do governo que há décadas tenta desvendar os segredos e mistérios da anomalia conhecida como Área X. Entre arquivos sem fim, um quadro de funcionários incapazes e as polêmicas decisões da ex-diretora, que culminaram em seu desaparecimento, Controle tenta reestruturar uma organização que parece perdida no tempo, sem saber que os perigos da Área X podem estar mais perto do que ele imagina.
O ambiente de trabalho em que Rodriguez se vê preso é repleto de situações incomuns: uma assistente que tenta a todo custo impedir o bom funcionamento da agência; funcionários com comportamentos bizarros; registros oficiais escritos em listas de compras; portas que dão em lugar nenhum; interrogatórios que subvertem a lógica de quem está sendo interrogado; tecnologias de décadas passadas e diversos outros obstáculos parecem empilhados diante do objetivo de Controle.
Na continuação de Aniquilação, Jeff VanderMeer muda completamente o foco da narrativa. Se antes vivíamos a experiência desumanizadora da décima segunda expedição pelos relatos da bióloga, o segundo livro, Autoridade, passa a acompanhar a rotina da organização que tenta encontrar respostas para o estranho fenômeno biológico. Mesmo tendo como cenário a sede burocrática do Comando Sul, o livro mantém o ritmo de paranoia e terror latente da obra anterior.
O primeiro título da série, Aniquilação, venceu a da edição de 2014 do Nebula, que premia os melhores livros de ficção científica e fantasia publicados nos Estados Unidos. Além disso, teve os direitos comprados de adaptação cinematográfica comprados pela Paramount Pictures e será dirigido por Alex Garland, de Ex-Machina, com Natalie Portman cotada para estrelar os filmes.
O segundo capítulo da trilogia Comando Sul é fascinante e repleto de questionamentos: qual é o papel do farol da Área X? Quais são suas reais fronteiras? Por que o Comando Sul continua a enviar pessoas para lá? Quem são as pessoas que retornaram da décima segunda expedição? E, principalmente, até onde se deve ir em busca de respostas?
Leia também: Curiosidades sobre estação onze ou “porque sobreviver não é suficiente”
Leia também: Keep ya weird (ou a arte de fazer livros incríveis)
E quando será publicado?
Oi, Janine! Será publicado em agosto. 😉
E o terceiro volume… previsão de lançamento/publicação?
Oi, Raphael! Tudo certo? Vamos lançar em março! 🙂