Listas

4 casos de desaparecimentos misteriosos

30 / outubro / 2020

De acordo com o Anuário de Segurança Pública deste ano, quase 80 mil pessoas desapareceram no Brasil só em 2019. Mundialmente falando, as estatísticas são ainda mais assustadoras, aproximando-se da casa dos milhões. Apenas uma parcela de todos esses casos é solucionada quando as pessoas são, enfim, localizadas. A outra parte, contudo, permanece um mistério que pode durar muitos anos e, em alguns casos, para sempre.

Por serem tão intrigantes, alguns desaparecimentos ganham notoriedade e são fortemente divulgados pela mídia, como o caso da menina inglesa Madeline McCain. Mas existem outras histórias enigmáticas envolvendo pessoas que sumiram sem deixar vestígios, surpreendendo até o mais habilidoso dos detetives. Inspirados pelo livro As Outras Pessoas, de C. J. Tudor, fizemos uma lista com algumas delas. Confira:

1. Lars Mittank

O alemão Lars Mittank desapareceu em 2014, aos 28 anos, durante uma viagem na Bulgária. Ele havia passado alguns dias no país na companhia de amigos, mas foi impedido de retornar para casa com o grupo por conta de uma lesão no tímpano, que seria agravada pela viagem de avião. Durante o período em que permaneceu sozinho na Bulgária, ele apresentou um comportamento estranho, registrado por diversas câmeras de segurança, e chegou a enviar mensagens de texto para sua mãe dizendo estar se sentindo inseguro. O último registro que se tem de Lars são imagens das câmeras do aeroporto e dos arredores, nas quais ele aparece correndo em direção a uma área florestal. Desde então, ele nunca mais foi visto.

2. Ashley e Lauria

Ashley Freeman e Lauria Bible eram melhores amigas e desapareceram nos Estados Unidos na madrugada de 30 de dezembro de 1999, após um incêndio criminoso devastar a casa da família Freeman. Os corpos de duas das quatro pessoas que estavam na residência foram identificados nos escombros, porém Ashley e Lauria não foram localizadas. Apesar dos esforços, o caso permaneceu sem solução e Ashley foi considerada legalmente morta em 2010. Somente em 2018 houve uma reviravolta, quando novos investigadores assumiram o caso e identificaram três homens envolvidos no assassinato dos pais de Ashley e no desaparecimento das meninas. Dois deles já haviam morrido no momento da descoberta e o outro está preso aguardando julgamento. Mesmo que os corpos das vítimas nunca tenham sido encontrados e nunca tenha acontecido uma confissão, o caso é considerado encerrado.

3. Brianna Maitland

Brianna tinha 17 anos quando desapareceu ao sair do restaurante onde trabalhava, por volta das 23h. Na manhã seguinte, seu carro foi encontrado na beira de uma estrada com alguns itens pessoais, como carteira de motorista e lentes de contato, porém sem as chaves. As buscas e perícias só foram iniciadas 11 dias depois da notificação do desaparecimento e nenhuma pista foi localizada. Anos mais tarde, a polícia revelou ter encontrado DNA dentro do carro, que infelizmente não era compatível com os registrados nos bancos de dados e, por isso, não contribuiu para a identificação de um suspeito. Desde então, diversas teorias surgiram sobre o que pode ter acontecido com Brianna, como o envolvimento com traficantes de drogas ou uma fuga para recomeçar a vida. A verdade sobre o que aconteceu com ela, contudo, permanece um mistério.

4. Alessia e Livia Schepp

Alessia e Livia tinham 6 anos quando foram vistas pela última vez. Filhas de pais separados, elas estavam em uma viagem de fim de semana com o pai, Mathias Schepp, quando desapareceram. Registros de câmeras e relatos de testemunhas indicam que na segunda-feira, após realizar diversos saques em sua conta corrente e enviar um cartão-postal para a ex-mulher, Mathias e as filhas pegaram uma balsa na França em direção a uma ilha. Não se sabe o roteiro realizado pelos três no local de destino, porém a partir do dia seguinte todas as imagens mostravam Mathias sozinho. Ainda na terça-feira, ele viajou para a Itália, onde cometeu suicídio atirando-se na frente de um trem. Em uma das cartas enviadas à mãe das meninas durante a viagem, localizada depois de sua morte, Mathias dizia que havia matado as meninas e que tiraria a própria vida depois disso. Três anos após os desaparecimentos, uma pista não oficial compartilhada pela polícia levantou a possibilidade de Alessia e Livia estarem vivendo com documentos falsos no Canadá. Sem os corpos ou maiores informações, o caso continua sem solução.

Em As Outras Pessoas, o mundo de Gabe desaba quando ele vê sua filha de cinco anos no banco de trás de um carro desconhecido em um engarrafamento. Recusando-se a acreditar que ela está morta e movido pelo desejo de reencontrá-la, ele passa seus dias percorrendo a mesma estrada em busca de pistas que levem a seu paradeiro.

Essa lista foi inspirada em um caso da ficção, mas você pode auxiliar em situações reais de identificação de pessoas desaparecidas. Conheça o Cadastro Nacional Desaparecidos do Brasil.

Comentários

2 Respostas para “4 casos de desaparecimentos misteriosos

  1. Histórias muito intrigantes. E o livro parace ser também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *