Notícias

Novo livro de Míriam Leitão conta como o Brasil foi capaz de derrubar o desmatamento e depois passou a regredir

7 / agosto / 2023

Amazônia na encruzilhada fala sobre os riscos e as chances no momento mais crucial da história da região

“O mundo está no momento mais dramático de escolha sobre a vida humana no planeta. Na nossa Amazônia é travada uma batalha crucial em torno dessa decisão de vida. A Terra sem a Amazônia pode ficar inviável para os bilhões de humanos. Os anos recentes mostraram como estão certas as pessoas que dizem que a Amazônia nos coloca e nos tira do mundo. Essa é a encruzilhada.”

Maior floresta tropical do mundo, maior reservatório de água doce, maior patrimônio de biodiversidade do planeta, o mais complexo dos ecossistemas da Terra — um bioma que é, em si, uma coleção de biomas —, a Amazônia submete quem a estuda a uma posição de humildade.

Como repórter e comentarista da área econômica, Míriam Leitão viu nos últimos anos a questão ambiental e climática invadir a lógica econômica, e a economia chegar, aos poucos, aos debates ambientais, quando essas conexões ainda não eram tão evidentes. Em Amazônia na encruzilhada, a jornalista revela como, depois de dez anos de sucesso no combate ao desmatamento, o Brasil passou a regredir. No livro, Míriam Leitão visita pontos espalhados ao longo do tempo para, através de idas e vindas, avanços e derrotas, traçar o fio que nos conduz ao tempo atual. 

Com pesquisas, entrevistas e apurações iniciadas no confinamento da pandemia de covid-19, mas tendo também como base diversas visitas feitas ao longo de anos, e uma viagem à área de maior desmatamento, a autora apresenta ao leitor um panorama da região. Mostra os sucessos e fracassos das políticas públicas, o avanço do crime, as soluções da economia e o cotidiano de quem, vivendo na Amazônia, defende a floresta.

Amazônia na encruzilhada chega às livrarias em 1º de setembro e já está em pré-venda.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *