Listas

Livros da Intrín que já tiveram adaptações indicadas ao Oscar

6 / março / 2024

Cinco histórias que mereciam levar a estatueta de ouro 

Que a Intrín publica livros que inspiram filmes incríveis, você já sabia. Mas você sabia que algumas das adaptações foram indicadas ao Oscar? Então por que não rolar o tapete vermelho para relembrar grandes adaptações que já foram indicadas na maior premiação do cinema mundial? 

Com a próxima edição da premiação se aproximando, preparamos uma lista com os sucessos literários publicados pela Intrínseca que se tornaram filmes indicados ao Oscar. 

Me chame pelo seu nome, de André Aciman [Tradução de Alessandra Esteche]

Me chame pelo seu nome narra o romance magnético entre o jovem Elio e o acadêmico Oliver, retratando com profunda sensibilidade as mais delicadas e brutais emoções e inquietações da juventude. 

A obra serviu de inspiração para o filme dirigido por Luca Guadagnino e estrelado por Armie Hammer (Oliver) e pelo queridinho do momento, Timothée Chalamet (Elio). A produção foi aclamada em festivais de cinema conceituados como o de Berlim, de Toronto, do Rio e no Sundance. 

No Oscar de 2018, Me chame pelo seu nome concorreu nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Filme, e faturou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. Aclamado!

O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke [Tradução de Bruna Beber]

Diferente dos outros títulos dessa lista, O Labirinto do Fauno saiu das telas dos cinemas para as páginas dos livros, fruto da parceria entre os gênios Guillermo del Toro — roteirista, escritor e diretor — e Cornelia Funke.

As obras narram a história da menina Ofélia pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo, uma trama atemporal que segue sendo aclamada após mais de quinze anos de seu lançamento. 

O Labirinto do Fauno foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Cannes de 2006 e recebeu simplesmente 22 minutos de aplausos, num episódio que se tornou emblemático. O filme também foi indicado a seis categorias do Oscar em 2006, tendo faturado os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. Um sucesso completo! 

Extraordinário, de R. J. Palacio [Tradução de Rachel Agavino]

Um clássico da Intrín, responsável por deixar muitos corações quentinhos e mentes reflexivas. Extraordinário, de R. J. Palacio, narra a trajetória de Auggie, um menino de dez anos com uma aparência incomum e um coração enorme, ao longo do seu desafiador primeiro ano na escola.

O filme estreou em 2018 e foi dirigido por Stephen Chbosky, sendo estrelado por Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay no papel de Auggie. A produção recebeu uma indicação ao Oscar em 2018, na categoria de Melhor Maquiagem e Penteado, mas acabou não levando a estatueta. Será que merecia um resultado diferente? 

Garota exemplar, de Gillian Flynn [Tradução de Alexandre Martins]

A obra escrita por Gillian Flynn é um thriller eletrizante que narra o desaparecimento de Amy e a situação dúbia em que Nick, seu marido, passa a se encontrar à medida que a história se desenrola… Sem muito spoiler aqui, mas o que podemos deixar bem claro é: a verdade não é nem um pouco o forte desse casal! 

Dirigida por David Fincher, a adaptação de Garota exemplar estreou em 2014 e conquistou tanto o público quanto os críticos. No elenco, tivemos estrelas como Ben Affleck, interpretando Nick, e Rosamund Pike, que não só deu vida à personagem Amy, como também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2015. De fato um filme exemplar…

Era uma vez em Hollywood, de Quentin Tarantino [Tradução de André Czarnobai] 

É a estreia de Tarantino na ficção, e é claro que não teria outra forma de começarmos senão com uma leitura de tirar o fôlego, ambientada na Los Angeles de 1960 e recheada de pérolas sobre a Era de Ouro do cinema. A obra narra a história de Rick Dalton e Cliff Booth, um ator e seu dublê, que tentam retomar o sucesso em Hollywood após a carreira deles ter começado a declinar — e conhecem muitas personalidades emblemáticas pelo caminho.

Esse é um outro exemplo de livro que nasceu após o filme, já que Tarantino escreveu a obra literária para expandir o universo dos personagens apresentados no longa. O filme contou com um elenco de estrelas, como Leonardo DiCaprio, interpretando Rick, e Brad Pitt, no papel de Cliff, além de Margot Robbie, Dakota Fanning e Al Pacino. Totalizou incríveis dez indicações ao Oscar de 2020 e faturou a estatueta de Melhor Ator, com Brad Pitt, e Melhor Direção de Arte. ABSOLUT CINEMA!

Oppenheimer, por Kai Bird e Martin J. Sherwin [Tradução de George Schlesinger]

A biografia narra a história do pai da bomba atômica, e foi construída após numerosas pesquisas que se basearam em registros e cartas encontrados em arquivos tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, além de em extensos relatórios do FBI e entrevistas com amigos, parentes e colegas de J. Robert Oppenheimer.

A adaptação para os cinemas, idealizada por Christopher Nolan, contou com estrelas como Cillian Murphy — sucesso de Peaky Blinders —, interpretando o próprio Oppenheimer, e Robert Downey Jr., nosso eterno Homem de Ferro, como Lewis Strauss. A estreia do filme foi marcada pelo fenômeno BARBIEHEIMER — que dispensa apresentações —, algo inédito na história do cinema.

Oppie, para os íntimos, já vem faturando diversos prêmios cena afora, como o SAG Awards e o PGA Awards, e, não satisfeito, esbanjou um total de 13 indicações ao Oscar de 2024, que vão de Melhor Filme a Melhor Sonografia! Será que o Oscar de Melhor Filme está vindo aí? Façam suas apostas!

Oscars And The Oscar Goes To GIF by The Academy Awards - Find & Share on GIPHY

E aí? Entre todos os livros da Intrín que já ganharam adaptações indicadas ao Oscar, qual realmente não poderia deixar de ganhar? Será que Oppenheimer vai faturar a estatueta de Melhor Filme? Vamos descobrir juntos no dia 10 de março! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *