Estante Intrínseca

Lançamentos de abril

1 / abril / 2024

Não é mentira! 

Esses são os livros que chegam pela Intrínseca em abril:

Neil Gaiman: histórias selecionadas, de Neil Gaiman [Tradução de Leonardo Alves, Augusto Calil, Edmundo Barreiros, Fábio Barreto e Renata Pettengill]

Lançamento em 03 de abril

Uma coletânea que reúne 52 contos e trechos, organizados por ordem de publicação, de um dos autores mais versáteis da atualidade, apresentando histórias de terror, de humor, de amor, de fantasma, de fantasia e de mistério.

Escolhidos pelos leitores em uma votação on-line, alguns deles já foram publicados em antologias como Coisas frágeis e Alerta de risco, ou em romances como Deuses americanos, Os filhos de Anansi, Lugar Nenhum e O oceano no fim do caminho. Outros chegam pela primeira vez ao Brasil.

Neil Gaiman: histórias selecionadas é ao mesmo tempo uma porta de entrada para a obra do escritor e um tesouro literário ao qual leitores novos e antigos retornarão muitas e muitas vezes.

Como o mundo funciona, de Vaclav Smil [Tradução de Antenor Savoldi Jr.]

Lançamento em 03 de abril

Nunca tivemos tanta informação na palma da mão, e, ainda assim, a maioria de nós não faz ideia de como as coisas realmente funcionam. Este livro explica sete das realidades fundamentais para nossa sobrevivência e prosperidade.

Da produção de energia à de alimentos, passando pelo mundo material e sua globalização, até os riscos que ameaçam o meio ambiente Smil constrói em Como o mundo funciona um guia interdisciplinar, com base nos mais recentes dados científicos. A partir de um olhar quantitativo, Smil aponta falhas em teorias atuais e revela as verdades ocultas que mudam nosso jeito de enxergar o passado, o presente e o futuro incerto. 

A incrível Lavanderia dos Corações, de Yun Jungeun [Tradução de Núbia Tropéia]

Lançamento em 03 de abril

Na calada da noite, no topo da colina mais alta da Vila dos Cravos, uma construção surge em meio a um redemoinho de pétalas vermelhas: assim nasce a Lavanderia dos Corações. Nesse lugar mágico, a enigmática Jieun aguarda seus visitantes sempre com um chá quentinho e a promessa de saírem com o espírito renovado pelos dons incríveis com que nasceu — a capacidade de realizar desejos e de apaziguar o sofrimento das pessoas. 

A incrível Lavanderia dos Corações aborda a conexão entre a tristeza e a alegria e como as mágoas que carregamos transformam cada um de nós. Comovente e reconfortante, a obra é mais um lançamento do subgênero healing fiction — ou ficção de cura — que não apenas nos faz repensar nossas escolhas, mas também apresenta uma lição de empatia que nos dá coragem para abrir nosso coração.

O país dos outros, de Leïla Slimani [Tradução de Dorothée de Bruchard]

Lançamento em 10 de abril

Durante a Segunda Guerra Mundial, Mathilde, uma jovem francesa espirituosa, se apaixona por Amine, um belo soldado marroquino. Após o fim da guerra, o casal se instala no Marrocos, em Meknés, uma cidade militari­zada e com forte presença de colonos franceses. Enquanto Amine se dedica à lavoura e tenta trabalhar as terras rochosas e ingratas herdadas do pai, Mathilde rapidamente se sente sufocada pelo clima e pela cultura do novo país, tão dife­rente da sua.

Isolada na fazenda com os dois filhos que o casal vem a ter, ela sofre com a des­confiança que inspira como estrangeira e com a falta de dinheiro. A vida difícil, marcada por tensões sociais e religiosas e poucas opções de lazer, torna os dias penosos, e tudo se intensifica à medida que começam a eclodir os conflitos que levaram, em 1956, à independência do Marrocos. Sensível e comovente, O país dos outros cobre dez anos e aborda temas importantes, sobretudo a realidade de mulheres que vivem na terra dos homens e precisam lutar pela própria emancipação. 

Mika na vida real, de Emiko Jean [Tradução de Mayumi Aibe]

Lançamento em 10 de abril

Aos 35 anos, a vida de Mika não poderia estar mais caótica: seu último relacionamento não terminou nada bem, ela sente que está constantemente decepcionando sua tradicional família japonesa e, para piorar, Mika acabou de ser demitida. Tudo parece estar dando errado, até ela receber uma ligação inesperada: sua filha, Penny, que foi entregue para a adoção há dezesseis anos, está determinada a construir uma relação com a mãe biológica e se familiarizar com suas raízes japonesas.

Contudo, quando a garota diz que planeja visitá-la, Mika se dá conta de que está longe de ser a adulta responsável que a jovem acha que ela é, então decide forjar alguns aspectos de sua vida desastrosa. Mas apesar dos detalhes não serem verdadeiros, tudo o que compartilha com Penny é real: seus desejos, sonhos, medos e a relação com a cultura japonesa. Agora, Mika precisa encontrar uma maneira de resolver essa bagunça e provar para a filha que seu amor por ela é sincero, ao mesmo tempo que lida com seus traumas, o sentimento inesperado por Thomas, o pai adotivo de Penny, e sua relação conturbada com a própria mãe.

Morra sem nada, de Bill Perkins [Tradução de Antenor Savoldi Jr.]

Lançamento em 10 de abril

Imagine se, no momento da sua morte, você se desse conta de que sempre seguiu o senso comum: trabalhou duro e economizou bastante dinheiro, esperando ansiosamente pela sonhada liberdade financeira da aposentadoria. Esse é um cenário bastante comum. Afinal, quase todos crescemos ouvindo o sábio conselho da fábula de Esopo: não seja como a cigarra, que apenas brincava e aproveitava os dias, mas, sim, como a formiga, que trabalhava com assiduidade para reservar ganhos que aproveitaria no futuro. Mas e se essa lição não estiver tão certa? 

Apesar de ser um bom poupador, talvez você não tenha percebido que, agindo assim, desperdiçou o bem mais precioso de todos: sua própria vida.

Em Morra sem nada, Bill Perkins, um dos gestores de fundos hedge mais bem-sucedidos do mundo, apresenta uma filosofia surpreendentemente provocativa, que fará você repensar não apenas seu plano de aposentadoria, mas também o verdadeiro valor do dinheiro e qual a relação que ele tem com a jornada da sua vida. 

Tempos extremos, de Míriam Leitão

Lançamento em 10 de abril

Quantos mistérios uma antiga fazenda perdida entre as serras das Minas Gerais pode guardar? Mistérios que chegam de forma inesperada, revelando passados diversos a uma família dividida por conflitos afetivos e políticos. É o que Larissa tentará descobrir, em uma estranha jornada na qual perseguirá sombras e segredos para entender os próprios sonhos.

A narrativa se passa no século XXI, mas as linhas temporais são rompidas. No entremeio, as relações tormentosas entre pais e filhos e entre irmãos tecem uma trama densa e ousada que revisita passados que o Brasil tem preferido deixar acobertados pelo silêncio. Como ficcionista, Míriam Leitão mantém aqui a mesma postura que marcou sua trajetória de jornalista: não faz perguntas fáceis. Nem abre caminhos para zonas de conforto.  

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *