Notícias

Renomado cientista Vaclav Smil retorna às livrarias com novo livro

1 / março / 2024

Autor favorito de Bill Gates lança Como o mundo funciona, livro fundamental para entender o presente e se preparar para os desafios do futuro

Vaclav Smil, autor de Como o mundo funciona e Os números não mentem

Como o aço é produzido? De que forma os combustíveis fósseis estão impactando (e ainda vão impactar) a humanidade? Quem produz a maior parte dos alimentos do mundo? O quanto dependemos da energia elétrica?

Essas são algumas perguntas sobre temas importantes para a sobrevivência na Terra. Mas você saberia respondê-las corretamente?

Nunca tivemos tanta informação na palma da mão. Ainda assim, a maioria de nós desconhece o funcionamento e os processos básicos que garantem a vida nos moldes em que conhecemos. Em Como o mundo funciona, o objetivo do renomado cientista Vaclav Smil é reduzir esse déficit de informações.

No livro, o autor explica sete das realidades fundamentais para nossa sobrevivência e prosperidade: da produção de energia à de alimentos, passando pelo mundo material e sua globalização, assim como os riscos que o meio ambiente enfrenta hoje e enfrentará no futuro.

Sua obra é um necessário choque de realidade. Para que sejamos eficientes na resolução de nossos problemas, precisamos primeiro estar cientes dos fatos.

Saiba mais sobre a obra de Vaclav Smil

Neste livro ambicioso e provocante, vemos, por exemplo, que a globalização nem sempre é a melhor solução — em 2020, por exemplo, ficou evidente que era uma ingenuidade permitir que 70% das luvas de borracha do mundo inteiro fossem produzidas por uma única fábrica — e, da mesma forma, que qualquer promessa de descarbonização até 2050 não passa de um conto de fadas. Passando por temas extremamente atuais, Vaclav Smil faz uma análise sobre o que a ciência e a tecnologia modernas são ou não capazes de fazer.

Mock-up do livro Como o mundo funciona, de Vaclav Smil

Se atendo aos mais recentes dados científicos, o autor responde, dessa forma, à pergunta mais profunda de nossa época: estamos condenados ou há luz no fim do túnel? Este guia interdisciplinar aponta as falhas nessas duas teorias e, dotado de um olhar quantitativo para o mundo, revela as verdades ocultas que mudam nosso jeito de enxergar o passado, o presente e o futuro incerto.

Conhecido como o “mestre das estatísticas”, Vaclav Smil já publicou Os números não mentem pela Intrínseca, em 2021. Agora, seu novo livro, Como o mundo funciona, traduzido por Antenor Savoldi Jr., chega às livrarias em 4 de abril e você já pode garantir o seu exemplar em pré-venda


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *