Listas

Para ler de luz acesa: 10 histórias para curtir no Halloween

31 / outubro / 2023

A época mais esperada pelos fãs de suspense e terror finalmente chegou! Para deixar o seu Halloween perfeito e assustador, separamos oito dicas imperdíveis que vão te fazer suar frio e dormir com as luzes acesas.

Trilogia Five Nights at Freddy’s, de Scott Cawthon, criador do jogo best-seller, e Kira Breed-Wrisley [tradução de Glenda D’Oliveira e Rafael Miranda]

Depois de conquistar uma legião de fãs no mundo todo, o universo do videogame Five Nights at Freddy’s se expandiu para os livros — com a trilogia Olhos prateados, Os distorcidos e A última porta — e para as telas do cinema. 

Na história, a pizzaria Freddy Fazbear’s era o ponto de encontro da cidadezinha de Hurricane. O lugar ficou famoso pelos enormes animatrônicos que pareciam ter vida própria e divertiam os clientes. Mas a brincadeira se tornou um pesadelo quando o estabelecimento virou palco de terríveis assassinatos.

Dez anos depois, Charlie, a filha do dono da pizzaria, retorna à cidade e reencontra os amigos do passado. Juntos, eles decidem voltar ao local dos crimes e investigar o mistério que o cerca. Só que, aos poucos, eles se dão conta de que há algo muito estranho, e os perigos do passado continuam à espreita. Os quatro animatrônicos que encantavam as crianças agora guardam um segredo… e um plano mortal.

Desenhos Ocultos, de Jason Rekulak [tradução de Jaime Biaggio] 

Mallory achou que tinha encontrado o emprego perfeito como babá na casa dos Maxwell: além de ter alcançado sua tão sonhada estabilidade, ela constrói laços sinceros com Teddy, o filho do casal, um menino dócil que adora desenhar. Mas, de repente, seus desenhos começam a ficar cada vez mais sombrios e estranhos. Assustada, Mallory passa a se questionar se os desenhos não seriam vislumbres de um assassinato sem solução ocorrido décadas atrás nas redondezas, talvez relacionados a uma força sobrenatural. Agora, ela precisa correr contra o tempo para decifrar as imagens e salvar Teddy antes que seja tarde demais.

Visão Noturna, de Franklin Teixeira

Desde pequeno, Theo é fascinado por filmes de terror. Em parceria com Yuri, amigo por quem nutre uma paixão secreta, ele cria o Visão Noturna, um canal de internet dedicado ao universo do mistério e do terror, incluindo crimes reais.

Após desvendarem a morte brutal de uma mulher, os dois partem para a região serrana do Rio de Janeiro com o objetivo de filmar uma série documental em Itacira, uma cidade perfeita à primeira vista, mas repleta de lendas urbanas e acontecimentos sinistros. 

Entre relatos de desaparecimentos e de assassinatos em série, Theo emprega sua intuição aguçada e seu discernimento para desvendar os segredos macabros que assombram a cidade — e os mistérios de seu coração. 

Garotas em chamas, de C. J. Tudor [tradução de Jaime Biaggio]  

Há muito tempo, a sinistra história dos mártires protestantes traídos e queimados assombra a pequena cidade de Chapel Croft. Semanas depois de o responsável pela paróquia local se enforcar na nave da igreja, a reverenda Jack Brooks e sua filha, Flo, chegam em busca de um recomeço. 

Quando Flo começa a ver meninas ardendo em chamas, fica evidente que as duas na verdade encontraram um lugar tomado por conspirações, mistérios e segredos, no qual nem todo mundo é quem parece ser. 

Este thriller macabro e cheio de reviravoltas de C. J. Tudor foi adaptado para série pelo Paramount+. 

Os perigos de fumar na cama, de Mariana Enriquez [tradução de Elisa Menezes]  

Nesta premiada coletânea de contos de Mariana Enriquez, autora de As coisas que perdemos no fogo, uma menina descobre ossos no quintal, e não são de um animal. Um homem marginalizado semeia desgraças em um bairro rico após ser maltratado. Barcelona se transforma em um cenário perturbador, marcado pela culpa e do qual é impossível escapar. Uma presença fantasmagórica busca um sacrifício em um balneário. Uma garota tem fetiche por homens com doenças cardíacas. Um sujeito que filma clandestinamente casais transando e mulheres de salto alto andando pelas ruas recebe uma proposta que mudará sua vida. 

Os perigos de fumar na cama reúne inspirações em clássicos do terror: fantasmas, bruxas, brincadeiras com espíritos, visões e mortos que voltam à vida. Para além de revisitá-los, a autora argentina renova o gênero, mostrando mais uma vez a força de sua voz radicalmente contemporânea. 

Os cinco sobreviventes, de Holly Jackson [tradução de Karoline Melo]  

Uma seleção de títulos de arrepiar

No primeiro thriller da autora fora do universo da série best-seller Manual de assassinato para boas garotas, Red Kenny e seus cinco melhores amigos decidem alugar um trailer e viajar até a praia para comemorar o fim do ensino médio. Mas tudo começa a dar errado quando, no meio da noite, todos os pneus furam e o veículo fica sem gasolina.

Parados no meio do nada e sem sinal de celular, é impossível pedir ajuda. Até que tiros começam a atingir as janelas do trailer, e eles precisam dar um jeito de se proteger. Um atirador os mantém reféns e, para libertá-los, quer um segredo. 

Para salvar a si mesmos, os amigos precisam descobrir quem é o alvo do atirador escondido na escuridão e por quê. Aos poucos, verdades inconfessáveis e turbulentas começam a vir à tona… mas alguém está mentindo. E isso vai custar a vida de um deles.

O livro das fobias e manias, de Kate Summerscale [tradução de Renato Marques] 

Quem nunca ficou apreensivo diante de grandes alturas ou em lugares apertados, apavorado ao ver uma aranha ou nervoso quando está longe do celular? 

Em O livro das fobias e manias, Kate Summerscale descreve 99 obsessões, de A a Z, com curiosidades, questionamentos e explicações para alguns dos sentimentos mais profundos da experiência humana. 

Repleto de informações sérias e histórias bizarras, este guia fascinante e surpreendente mudará para sempre a sua maneira de encarar seus desejos e aversões.  

Modus Operandi: Guia de true crime, de Carol Moreira e Mabê Bonafé

Escrito pelas apresentadoras do podcast sobre crimes reais mais famoso do país, Modus Operandi: Guia de true crime explora cada uma das peças que formam o quebra-cabeça de um caso: desde o delito até a investigação, o julgamento, a análise de perfil dos criminosos e tudo o que acontece depois que eles são presos. 

E, pra quem adora revisitar as histórias dos crimes mais famosos, não se preocupe: a obra é recheada com os casos mais bizarros e inesquecíveis. Serial killers históricos, que foram referências para filmes e séries, além dos casos nacionais mais repercutidos, servem de exemplo para explicar as expressões que ouvimos com frequência — como ocultação de cadáver e homicídio triplamente qualificado —, mas que nem sempre sabemos o que realmente significam. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *