Listas

5 rivalidades inesquecíveis do esporte

29 / setembro / 2022

Na última semana, a partida de despedida de Federer ganhou as manchetes em todo o mundo. Não só pelo encerramento de uma das carreiras mais bem-sucedidas do tênis, mas também pelos registros emocionantes de Roger Federer e Rafael Nadal, seu maior rival nas quadras, sem conseguir segurar as lágrimas durante o evento.

Pensando nisso, criamos uma lista para relembrar mais rivalidades inesquecíveis do esporte. Confira!

 

1. Ayrton Senna e Alain Prost

Considerada até hoje uma das maiores rivalidades da Fórmula 1, a disputa entre Senna e Prost começou em 1988, quando ambos corriam pela McLaren. Nos anos seguintes, disputaram fortemente nas pistas e conquistaram inúmeros pódios em todas as temporadas. A enorme competitividade entre os dois só acabou em 1993, quando Alain Prost se aposentou e finalmente abriu lugar para Senna na Williams, onde ficou até sua morte em 1994.

 

2. Muhammad Ali e Joe Frazier

A emblemática luta entre Ali e Frazier aconteceu há 51 anos, com 20 mil pessoas na arquibancada e mais de 300 milhões de espectadores pela TV. No que ficou conhecida como “a luta do século”, Frazier derrotou o até então invicto Muhammad Ali em um embate de 45 minutos que levou o público ao delírio. A revanche de Ali chegou apenas três anos depois, quando saiu vitorioso do segundo embate entre os dois.

 

3. Pelé e Diego Maradona

Apesar de essa ser uma das rivalidades mais famosas do futebol, Pelé e Maradona nunca se enfrentaram em campo. Representantes do clássico embate entre Brasil e Argentina, os dois tiveram trajetórias inesquecíveis dentro do esporte e marcaram gerações. O primeiro encontro entre eles aconteceu em 1979, com Maradona no começo da carreira e Pelé já aposentado. A amizade durou décadas. Ao receber a notícia da morte de Maradona, em 2020, Pelé publicou: “Eu perdi um grande amigo, e o mundo perdeu uma lenda.”

 

4. Jacqueline & Sandra e Adriana & Mônica

A final do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, teve dobradinha brasileira. Jacqueline e Sandra enfrentaram as conterrâneas Adriana e Mônica em uma partida emocionante, disputada na garra. Marcando a estreia da modalidade nos jogos, a rivalidade entre as duplas entrou para a história do esporte, que não só é um dos queridinhos dos espectadores, mas também possui um dos melhores desempenhos do Brasil em jogos olímpicos, com o segundo lugar geral no número de medalhas.

 

5. Roger Federer e Rafael Nadal 

Cada um dos 40 jogos disputados entre Federer e Nadal foi um momento único para os fãs de tênis. Nomes extremamente consagrados no esporte, os dois se tornaram rivais nas quadras, mas grandes amigos nos bastidores. Em setembro de 2022, a aposentadoria de Federer, após 25 anos de carreira, confirmou isso. Sem conseguir segurar as lágrimas, Nadal assistiu ao rival jogar sua última partida e emocionou os espectadores.

Se você quer saber mais sobre a trajetória de um dos maiores jogadores de tênis da atualidade, vai amar conhecer Federer.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “5 rivalidades inesquecíveis do esporte

  1. A rivalidade entre Maradona e Pelé é um dos duelos mais lendários da história do futebol e envolve não apenas dois indivíduos, mas também dois países: Argentina e Brasil. Esses dois jogadores são considerados lendas do futebol, cada um com seu próprio estilo de jogo e suas próprias conquistas. A rivalidade entre eles foi alimentada por anos de comparações e debates acalorados sobre quem era o melhor jogador de todos os tempos.

    Maradona, que jogou pela seleção argentina, é considerado por muitos como o maior jogador de futebol da história de seu país. Ele liderou a seleção argentina à vitória na Copa do Mundo de 1986, marcando um dos gols mais famosos da história do futebol, apelidado de “La Mano de Dios” (A Mão de Deus). Maradona era conhecido por seu estilo de jogo habilidoso e cativante, e por sua personalidade carismática e muitas vezes polêmica.

    Por outro lado, Pelé é amplamente considerado como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, e é um ícone no Brasil, tendo liderado a seleção brasileira à vitória em três Copas do Mundo. Pelé é conhecido por seu estilo de jogo elegante e fluido, e por suas habilidades de finalização impressionantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *