Listas

Livros que você precisa conhecer na Bienal

4 / setembro / 2023

Além de acompanhar mesas com autores incríveis, a Bienal do Livro é o lugar ideal para conhecer e explorar diversos títulos do nosso catálogo. Separamos aqui algumas das nossas escolhas para você conferir no estande da Intrínseca!

Lançamentos incríveis:

Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan

Após quase dez anos de espera, os fãs do semideus mais amado — e azarado — da literatura já podem comemorar: Percy Jackson está de volta! No aguardado novo título da série Percy Jackson e os olimpianos, o filho de Poseidon se prepara para uma de suas missões mais difíceis até agora: entrar na faculdade.

Depois de salvar o mundo inúmeras vezes de monstros, titãs, gigantes e outras criaturas aterrorizantes, tudo que Percy deseja é que seu último ano no ensino médio seja tranquilo. Infelizmente, os deuses têm outros planos para o jovem herói. Se ele quiser mesmo entrar na universidade, terá que cumprir três missões para conquistar três cartas de recomendação vindas diretamente do Monte Olimpo.

A primeira missão envolve ajudar o copeiro de Zeus a recuperar seu cálice antes que ele caia nas mãos erradas. Será que Percy, Annabeth e Grover conseguirão achar o cálice dos deuses a tempo?

Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, de Hwang Bo-reum

Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.

Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.

Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a ficar confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.

Upgrade, de Blake Crouch

No meio da madrugada, o agente Logan Ramsay entra em um laboratório clandestino à procura de provas de um crime, sem fazer ideia de que sua vida está prestes a mudar. Um som estranho. Uma explosão. Então, silêncio. Logan acorda em um leito de hospital, sendo atendido por profissionais usando trajes de proteção biológica, enquanto sua esposa e filha o observam através de uma barreira de vidro.

Os médicos informam que ele foi infectado por um vírus capaz de modificar sua estrutura genética, embora os exames não tenham detectado nada. Depois que a febre e a dor passam, Logan começa a enxergar o mundo com mais clareza.
Ele está mais forte, mais inteligente, mais rápido, e suas habilidades parecem aumentar a cada dia.

Algo revolucionário está em curso. Algo capaz de mudar a própria definição de humanidade e trazer consequências devastadoras caso caia nas mãos erradas.

Logan é a única pessoa no mundo que pode deter a catástrofe iminente e impedir a morte de milhões de pessoas, ainda que, para vencer a guerra, ele tenha que confrontar seu passado sombrio, desafiar o governo e se transformar em algo que jamais imaginou.

Uma trama intimista com proporções épicas, Upgrade explora as implicações éticas e sociais da tecnologia, ao mesmo tempo que questiona os limites da humanidade e nosso infinito potencial.

Amor por engano, de Lynn Painter

Depois de ser demitida e descobrir que seu namorado estava tendo um caso com uma colega de trabalho, Olivia decide fechar esse ciclo desastroso queimando as cartas que seu ex lhe escrevia. Ela só não esperava que, ao fazer isso, acabaria incendiando o prédio inteiro.

Sem emprego, sem casa e sem namorado, Olivia vai morar com o irmão e o amigo irritante — e extremamente gato — dele, Colin Beck. Tudo parece estar dando errado, mas, quando ela recebe uma mensagem sensual de um número desconhecido, sua vida começa a ficar mais emocionante. O que deveria ter sido um engano acaba se transformando num relacionamento envolvente — mesmo que ela não saiba a identidade do Cara do Número Desconhecido.

Colin Beck sempre considerou Olivia a irmã mais nova e insuportável do seu melhor amigo. Mas aquela garotinha destrambelhada que ele conhecia se tornou uma mulher atraente e divertida. Quando Olivia se muda para seu apartamento e uma vontade incontrolável de ficar cada vez mais perto dela começa a surgir, a preocupação toma conta de Colin. Ele tem certeza de que consegue manter distância de Olivia, até descobrir que ela é a garota anônima com quem vem tendo conversas picantes há semanas, desde que mandou uma mensagem sem querer para o número dela.

Olivia e Colin não se suportam, mas a química entre eles é inegável, e, por mais que tentem, não conseguem ficar longe um do outro. Será que um engano pode fazer esse casal improvável dar certo?

Através da chuva, de Ariana Godoy 

Apolo Hidalgo está animado para começar uma nova etapa de sua vida: longe de casa, ele finalmente vai realizar o sonho de cursar Psicologia e se aprofundar na complexidade da mente humana. Mas, no primeiro dia de aula, o garoto enfrenta uma situação aterrorizante.

Apolo não é mais o mesmo. O medo se alastra por ele como uma tempestade, e, após o trauma, resta apenas uma esperança: Rain Adams, a garota linda e enigmática que o salvou. Apesar de não saber quem ela é, o jovem não consegue esquecê-la.

Quando finalmente se reencontram, o caçula dos Hidalgo acredita estar diante de uma paixão avassaladora. Por causa de Rain, ele conhece Xan Streva, um barista gentil e muito bonito. Apolo então é atraído por uma força magnética que vai levá-lo a explorar sentimentos e desejos arrebatadores. Mas ele estará disposto a superar seus medos para se entregar a um amor inesperado?

Surpreendente, apaixonante e inesquecível, a conclusão do fenômeno literário Através da minha janela é um mergulho sedutor nos segredos da família Hidalgo e nas descobertas irresistíveis de Apolo.

Visão Noturna, de Franklin Teixeira

Desde pequeno, Theo é fascinado por filmes de terror e atormentado por pesadelos tão intensos que se confundem com a realidade. Em parceria com Yuri, amigo por quem nutre uma paixão secreta, ele cria o Visão Noturna, um canal de internet dedicado ao universo do mistério e do terror, incluindo crimes reais. 

Após desvendarem a morte brutal de uma mulher, os dois partem para a região serrana do Rio de Janeiro com o objetivo de filmar uma série documental em Itacira, uma cidade perfeita à primeira vista, mas repleta de lendas urbanas e acontecimentos sinistros desde sua formação.

Entre relatos de desaparecimentos e de assassinatos em série, Theo emprega sua intuição aguçada e seu discernimento para desvendar os segredos macabros que existem por trás da fachada pacata da cidade. Percorrendo um labirinto de ruas, histórias e personagens, seus passos prometem revelar verdades terríveis — inclusive aquelas que ele esconde de si mesmo.

Para quem ama thriller e investigação:

Série Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson

A cidade de Little Kilton foi marcada por um assassinato terrível. Todos achavam que sabiam quem era o culpado… até uma adolescente decidir reescrever essa história. Na série best-seller do New York Times, que já vendeu mais de 100 mil exemplares no Brasil, a autora Holly Jackson constrói uma trama envolvente, assustadora e inesquecível. Agora em um box exclusivo, a trilogia principal é acompanhada do prelúdio Jogo fatal, que mostra como era a vida de Pip Fitz-Amobi antes de tudo mudar para sempre.

Série Five Nights at Freddy’s 

O game Five Nights at Freddy’s conquistou legiões de fãs no mundo todo, e a série de livros seguiu a mesma trilha de sucesso. Escritos por Scott Cawthon, criador do jogo, e Kira Breed-Wrisley, os três livros que compõem a série — Olhos prateadosOs distorcidos e A última porta — são a combinação perfeita de terror, ação e mistério, trazendo à tona os medos mais obscuros que só brinquedos sinistros são capazes de provocar.

A mandíbula de Caim

Em 1934, o compilador de palavras cruzadas do The Observer, Edward Powys Mathers, escreveu um romance ímpar: A mandíbula de Caim. A obra, que faz referência à primeira arma assassina de que se tem notícia, foi escrita sob o pseudônimo de Torquemada. A história não só era um suspense policial; era também um dos quebra-cabeças mais intrigantes já publicados.

O leitor precisará identificar seis assassinatos distribuídos em 100 páginas impressas em ordem totalmente aleatória. Existem milhões de combinações possíveis, mas apenas uma é a sequência correta. Com muita lógica e uma leitura perspicaz, pode-se organizá-las na progressão certa, de modo que se revelem seis vítimas de assassinato e seus respectivos algozes. O quebra-cabeça é extremamente difícil, a solução do problema permanece em segredo e até hoje apenas três pessoas conseguiram decifrar o enigma.

Os cinco sobreviventes, de Holly Jackson

No novo suspense da autora best-seller da série Manual de assassinato para boas garotas, Red Kenny e seus cinco melhores amigos decidiram alugar um trailer e viajar até a praia para comemorar o fim do ensino médio. O que era para ser uma viagem divertida se torna um pesadelo: no meio da noite, todos os pneus furam e o veículo fica sem gasolina. Presos no meio do nada e sem sinal de celular, não há como pedir ajuda.

Quando tiros começam a atingir o trailer, fica claro que tudo foi planejado. Os seis estão encurralados por uma pessoa armada disposta a matá-los, a menos que deem o que ela quer: um segredo.

Para salvar a si mesmos, os amigos precisam descobrir quem é o alvo do atirador escondido na escuridão. Aos poucos, verdades inconfessáveis começam a vir à tona… mas alguém está mentindo. E isso vai custar a vida de um deles.

Romances que amamos:

Coleção Amor & Livros, de Jenna Evans Welch

As histórias de Jenna Evans Welch trazem garotas que desbravam o mundo em jornadas de amadurecimento, com direito a segredos de família, decepções amorosas e paixões inesquecíveis. Seja nas gelaterias da Itália de Amor & gelato, nas estradas da Irlanda de Amor & sorte, ou nos mares da Grécia de Amor & azeitonas, o amor está sempre à espera.

Trilogia Verão, de Jenny Han

Com a recente adaptação no Amazon Prime Video, O verão que mudou minha vida tem feito barulho nas redes! Nos três títulos da Trilogia Verão, de Jenny Han, autora de Para todos os garotos que já amei, acompanhamos Isabel Conklin, a Belly, em uma jornada de autoconhecimento, primeiros amores, amizade e algumas confusões. Jovem e romântica, ela tem nas férias na casa de praia dos irmãos Conrad e Jeremiah Fisher, amigos da família, o ponto alto de sua vida. Em meio aos verões de sua adolescência, ela ama e se arrisca em um complicado triângulo amoroso com os dois garotos e descobre que amadurecer significa aprender a tomar decisões difíceis.

Melhor do que nos filmes, de Lynn Painter

Se você gosta de comédias românticas dos anos 1990 e 2000, músicas da Taylor Swift, garotos bobos de amor e histórias de inimigos que acabam se apaixonando, este livro é perfeito para você!

Melhor do que nos filmes conta a história de Elizabeth Buxbaum, uma menina que deseja mais que tudo encontrar o seu “felizes para sempre”. Muito fã de comédias românticas, ela sonha em viver uma história de amor digna dos filmes. Na infância, Liz era apaixonada por Michael Young, só que ele havia se mudado para longe quando os dois ainda eram crianças. Dez anos depois, ele estava de volta, mais lindo e charmoso do que nunca.

Reencontrar Michael na escola foi como um sinal do universo. O último ano do colégio era o momento perfeito para conquistar o verdadeiro amor. Valia de tudo, até mesmo pedir ajuda ao vizinho irritante.

Apesar de todos acharem Wesley Bennett simpático e muito bonito, Liz tinha certeza de que seu vizinho não era o cara certo para ela. O plano era simples: Wes ajudaria Liz a fazer com que Michael notasse sua existência e a convidasse para o tão sonhado baile de formatura. Mas à medida que Wes e Liz se aproximam, a jovem vai questionar tudo o que sabe sobre o amor e descobrir que, talvez, seu “felizes para sempre” seja surpreendente e melhor do que ela poderia imaginar.

Feitiço para coisas perdidas, de Jenna Evans Welch

Willow sente que não pertence a lugar nenhum, por isso acredita que a única maneira de encontrar seu verdadeiro lar é viajando pelo mundo. Mas seus planos ficam em suspenso quando sua mãe ausente a leva até Salem para resolver uma herança inesperada.

Recém-chegado à cidade das bruxas, Mason é um garoto solitário que sempre se sentiu deslocado. Ele vive entrando e saindo de lares temporários, e seu maior desejo é reencontrar a mãe, que não vê há muitos anos.

Quando Willow e Mason se conhecem, a conexão é imediata. É como se as estrelas estivessem mandando um recado. E conforme o passado secreto e mágico da família de Willow vai se revelando, os dois terão que unir forças e talvez até lançar um feitiço para desvendar uma possível maldição que se perpetua há gerações.

No primeiro livro de Jenna Evans Welch fora do universo da coleção Amor & livros, Willow e Mason vão descobrir, em meio a estrelas, coisas perdidas e muita magia, que é preciso coragem para abrir o coração e encontrar o verdadeiro significado de lar.

Táticas do amor, de Sarah Adams

Sucesso do TikTok, Táticas do amor é uma comédia romântica que comprova que paixão e amizade são capazes de provocar as maiores reviravoltas.

Na história, Bree Camden está apaixonada por seu melhor amigo e não sabe como lidar com a situação. Para piorar (ou melhorar), ele é um jogador de futebol americano superfamoso. Ela conseguiu manter seus sentimentos escondidos por muito tempo, até que, em uma noite regada a tequila, ela acidentalmente revela todo o seu amor por Nathan para uma repórter de fofoca. 

Depois que a declaração viraliza, todos parecem acreditar que os dois são o casal perfeito, e, para dificultar ainda mais a situação, a assessoria de imprensa de Nathan oferece um acordo publicitário impossível de recusar: por uma boa quantia de dinheiro, os dois terão que fingir que estão apaixonados. Por três semanas inteiras. O que será que pode acontecer entre eles? 

Girls Like Girls, de Hayley Kiyok

Após a morte da mãe, Coley é forçada a morar no interior do Oregon com o pai que a abandonou. Tudo parece ir de mal a pior até ela conhecer Sonya, uma garota linda, gentil e atenciosa. Uma conexão imediata surge entre as duas… mas será amor ou amizade? 

Baseada no videoclipe de sucesso “Girls Like Girls”, a estreia literária de Hayley Kiyoko, um dos grandes nomes do pop e da representatividade LGBTQIAP+ da atualidade, é um romance emocionante e inesquecível sobre o primeiro amor e autoaceitação. Com uma narrativa cativante, Coley vai navegar a descoberta de sua sexualidade e perceber que todo mundo merece ter um final feliz.

Para quem curte universos distópicos e fantasia:

Série A Guerra da Papoula, de R.F. Kuang

Considerada uma das 100 melhores fantasias de todos os tempos pela revista TimeA Guerra da Papoula é uma história brutal e brilhante sobre os horrores da guerra e o colapso de impérios. No Império Nikara, a paz reina, mas não por muito tempo, porque há boatos de que a Terceira Guerra da Papoula pode estourar a qualquer momento. A academia militar mais prestigiada da nação prepara seus estudantes para o combate: filhos da elite e, inesperadamente, uma órfã de guerra. Condenada a uma vida miserável, Rin fez de tudo para reescrever o próprio destino. Estudou dia e noite para o exame imperial e passou. Mas, ao chegar a Sinegard, ela descobre que uma garota pobre e de pele escura não é bem-vinda naquele lugar. Com a ajuda de um mestre excêntrico e de substâncias psicoativas, ela passa a acessar a força de uma deusa vingativa e perigosa. Quando o conflito com o país vizinho eclode, Rin entende que, para ganhar a guerra, talvez tenha que perder sua humanidade.

Série A sociedade de Atlas, de Olivie Blake

Neste fenômeno do TikTok, o misterioso Atlas Blakely convoca a cada década os seis mágicos mais talentosos do mundo para a iniciação na Sociedade Alexandrina, uma das instituições mais poderosas e antigas da humanidade.  Conforme são desafiados por missões cada vez mais sombrias, os mágicos vão descobrir que conhecimento é carnificina , que o poder é uma força viciante e perigosa, e que um deles não poderá concluir a iniciação.  

Histórias de vida incríveis:

Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin 

Vencedor do prêmio Pulitzer, o livro narra em detalhes reveladores e sem precedentes a vida de J. Robert Oppenheimer, o brilhante e carismático físico que liderou os esforços para desenvolver uma arma nuclear durante a guerra. 

Logo após o bombardeamento de Hiroshima, ele se tornou o cientista mais famoso de sua geração. No entanto, Oppenheimer em seguida se opôs ao uso de bombas nucleares e, em especial, da bomba de hidrogênio. Por isso, foi considerado indigno de confiança para lidar com os segredos do governo dos Estados Unidos.

Oppenheimer é um retrato original e detalhado de um homem notável, ambicioso, complexo e imperfeito, cuja história conecta-se profundamente aos principais acontecimentos de seu tempo: a Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Uma perfeita combinação de biografia e história, o livro é essencial para compreendermos nosso passado recente — e as escolhas que temos com relação ao futuro.

Tudo o que eu sei sobre o amor, de Dolly Alderton

Dolly Alderton sabe bem do que está falando. Ela sobreviveu aos seus vinte anos com dignidade (mais ou menos), e todo mundo que já passou (ou está passando) por essa década decisiva da vida sabe que chegar inteiro aos trinta é um feito e tanto. São muitas descobertas, experimentações, romances intensos, roubadas, porres homéricos, empregos estranhos, autossabotagem, foras destruidores, mágoas, humilhações e, o mais importante, amigos imprescindíveis que estão sempre ali para te ajudar a passar por todas essas coisas sem grandes traumas (ou quase isso).

Estreia da autora na literatura, Tudo o que eu sei sobre o amor acompanha a trajetória de Dolly da juventude à vida adulta. Uma espécie de O Diário de Bridget Jones da vida real, o livro traz um misto de sessão de terapia e muita fofoca. Dolly sabe navegar como poucos entre o trágico e o incrivelmente cômico de suas memórias sem dar chance para a nossa indiferença, com histórias impossíveis de não se identificar — por vezes tão insanas que poderiam ser ficção — e que traduzem de forma brilhante o verdadeiro caos que é amadurecer.

Trinta segundos sem pensar no medo, de Pedro Pacífico

Ao combinar memórias pessoais e reflexões sobre suas leituras, Pedro Pacífico conta como os livros tiveram papel crucial na construção de sua identidade. Referência entre os produtores de conteúdo literário nas redes sociais, com quase meio milhão de seguidores no Instagram, Pedro, também conhecido como Bookster, ainda demonstra como o hábito de leitura é uma boa ferramenta para lidar com a ansiedade e a nossa dependência pouco saudável da internet.

De um jeito honesto e direto, Pedro apresenta experiências e curiosidades sobre sua vida. Sua trajetória desde criança, seus primeiros passos como leitor, o processo de criação do perfil nas redes sociais, sua relação com a família e os amigos. Além disso, o autor revela em detalhes como as pressões para que se enquadrasse em um modelo de vida que não lhe cabia acabaram desencadeando um quadro de sofrimento e ansiedade, posteriormente aplacado, entre outros cuidados, pela literatura e pelo exercício de alteridade que ela proporciona. De Gabriel García Márquez a Lemony Snicket, Bookster compartilha opiniões e indicações literárias, mostra como a literatura pode e deve ser acessível a todos e dá dicas de como torná-la um hábito prazeroso.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *