Listas

Os livros mais vendidos da Bienal do Livro Rio 2023

13 / setembro / 2023

@Rafaela Cassiano

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro completou 40 anos em uma edição histórica! Ao longo dos 10 dias, foram mais de 600 mil visitantes e 70 mil livros da Intrínseca vendidos.

No maior estande já feito pela editora, os leitores encontraram autores nacionais e internacionais, aproveitaram os preços promocionais e tiraram muitas fotos na parede de livros.

Para comemorar o sucesso no maior evento literário do país, trouxemos o Top 10 livros mais vendidos da Intrínseca. Confira:

  1. Melhor do que nos filmes, de Lynn Painter

Elizabeth Buxbaum deseja encontrar o seu “felizes para sempre”. Apaixonada por comédias românticas, ela sonha em viver uma história de amor digna dos filmes. Quando Michael, seu amor de infância, retorna à cidade após 10 anos fora, Liz pede ajuda ao seu vizinho irritante Wes para fazer com que Michael note sua existência e a convide para o tão sonhado baile de formatura.

Mas à medida que Wes e Liz se aproximam, a jovem vai questionar tudo o que sabe sobre o amor e descobrir que, talvez, seu “felizes para sempre” seja surpreendente e melhor do que ela poderia imaginar.

Lynn Painter na Bienal do Livro 2023 | Fotos: Rafaela Cassiano

  1. A mandíbula de Caim, de Torquemada

Um livro diferente de tudo o que você já viu. Seis assassinatos acontecem, cada um cometido por uma pessoa. O desenrolar desses crimes está perfeitamente descrito na obra, mas com um detalhe: todas as páginas foram impressas e encadernadas em ordem totalmente aleatória, e a única maneira de descobrir o que aconteceu é colocando-as na sequência correta.

Com uma combinação original de jogos de palavras e pistas ocultas, o enigma de A mandíbula de Caim permanece um segredo e, quase noventa anos após seu lançamento, apenas pouquíssimas pessoas conseguiram desvendá-lo.

  1. Tudo o que eu sei sobre o amor, de Dolly Alderton

Dolly Alderton sempre tem uma história engraçada que se encaixa perfeitamente na situação pela qual você está passando: seja uma ressaca fortíssima ou uma paixão não correspondida.

Em Tudo o que eu sei sobre o amor, a autora apresenta sua descontraída autobiografia. Contada em formato de ensaio e repleta de fofocas, ensinamentos e até receitas, a obra traz histórias que vão de sua juventude até a vida adulta.

De primeiros encontros de menos de 30 minutos até flertes no MSN, Dolly sabe navegar como poucos entre o trágico e o incrivelmente cômico de suas memórias, traduzindo de forma brilhante o verdadeiro caos que é amadurecer.

  1. Coraline, de Neil Gaiman

Na obra de Neil Gaiman, Coraline é uma menina que acabou de se mudar para um apartamento em um casarão antigo. Num dia chuvoso e enevoado, ela descobre uma porta que é, na verdade, um portal mágico para um lugar macabro e fascinante, e sua vida vira de cabeça para baixo.

Esse outro mundo é uma versão bizarra de seu próprio apartamento, habitado por seres de pele muito branca e botões negros no lugar dos olhos, versões malignas e assustadoras de seus pais de verdade. Coraline logo se dá conta de que o lugar guarda muitos perigos e que aqueles outros pais querem que ela fique ali. Para sempre.

  1. Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, de Hwang Bo-reum

Yeongju está cansada da própria vida e, em busca de uma mudança significativa, ela decide deixar tudo para trás e realizar um antigo sonho: abrir uma livraria. Essa parece ser a solução ideal para os seus problemas, mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.

Conforme vai aprendendo a administrar a livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida, e aos poucos a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço acolhedor para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa.

  1. Destrua este diário, de Keri Smith

O livro interativo surpreende o leitor de uma forma bem diferente e inusitada, sugerindo tarefas lúdicas que estimulam a criatividade e fogem do convencional. As instruções do livro são simples e bem-humoradas, incluindo atividades como escrever uma palavra várias vezes, despejar café no livro ou calçá-lo como um tênis.

  1. Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson

A cidade de Little Kilton foi marcada por uma tragédia: Andie Bell foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Mas Pip tem suas dúvidas e acha que existem peças faltando nesse quebra-cabeça… Afinal, ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino?

Prestes a se formar no Ensino Médio, ela decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, Pip percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.

  1. Amor & gelato, de Jenna Evans Welch

Depois da morte da mãe, Lina decide realizar o último pedido dela: ir até a Itália para conhecer o pai. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que a jovem mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, Lina embarca em uma misteriosa história de amor que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, ela ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer com seu coração.

Jenna Evans Welch na Bienal do Livro 2023 | Fotos: Rafaela Cassiano

  1. Olhos prateados (Série Five Nights at Freddy’s — vol. 1), de Scott Cawthon e Kira Breed-Wrisley

No videogame Five Nights at Freddy’s, animatrônicos perambulam por uma pizzaria à noite com sede de sangue. Mas o mistério por trás dessas criaturas e dos assassinatos que ocorreram ali nunca foi desvendado… até agora. Olhos prateados extrapola o universo que conquistou fãs no mundo todo e traz à tona os medos mais obscuros que só brinquedos sinistros são capazes de provocar.

O primeiro livro da trilogia Five Nights at Freddy’s conduz o leitor ao mundo de Charlie, uma adolescente que volta para sua cidade natal quando é convidada para participar de uma homenagem a um de seus amigos de infância, morto dez anos atrás, em circunstâncias misteriosas, na pizzaria do pai dela.

Conheça a série completa

  1. Os dois morrem no final, de Adam Silvera

No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo e Rufus recebem uma ligação da Central da Morte com uma notícia devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Por motivos diferentes, os dois desconhecidos estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão de ser um terminante. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em 24 horas.

Comentários

4 Respostas para “Os livros mais vendidos da Bienal do Livro Rio 2023

  1. Sou autora e estuve na Bienal, achei tudo msravilhoso, exceto pelo aluguel caríssimo de cadeira de rodas para minha filha com mobilidade reduzida, já que há lei federal e municipal, que obrigasos eventos fornecê-las.

  2. Parece uma lista de livros excelentes! Porém senti faltas de livros escritos por autores brasileiros. A Intrínseca poderia ter um selo editorial para esse fim. Tivemos excelentes autores nacionais na Bienal.

  3. O livro O caminho que me leva até você de TAYANA ALVEZ maravilhoso recomendo

  4. O CAMINHO QUE ME LEVA ATÉ VOCÊ livro de TAYANA ALVEZ maravilhoso recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *